Um líder pode dizer "eu não sei" ?


Recebi 2 comentários relevantes sobre o post de ontem que valem uma continuação.

O Eduardo adicionou uma ótima dica prática:

Uma dica que sempre me ajudou muito foi pedir para o interlocutor me explicar de volta o que entendeu e qual a ação esperada. Qualquer desvio do que foi comunicado já pode ser corrigido de imediato.

A Eli comentou:

Adicionaria um passo entre o "entendeu" e "tomou ação", que é o "concordou", ou pelo menos aceitou. E se o ouvinte não concordou, é também trabalho do líder se comunicar melhor e de forma mais convincente - ou ajustar a sua opinião, se o interlocutor tiver razão nos seus questionamentos.

Concordo bastante que ser convincente e persuasivo é um skill importante de comunicação. Para isso, você precisa conseguir expor suas ideias de forma clara e objetiva e ter um bom conhecimento sobre o assunto em questão.

Porém, se você não tiver um bom conhecimento sobre o assunto, a melhor linha de ação é reconhecer que não sabe. Nada pior que um líder tentando convencer pessoas sobre um assunto que claramente não domina. Essa é a hora para ser transparente e não convincente.

"Eu não sei" é uma frase poderosa, libertadora até. Agora que isso está claro pra todos, o que vamos fazer a respeito? Tem alguém na empresa que saiba? O líder ou alguém da equipe vai estudar e se aprofundar no assunto? Vamos contratar alguém que saiba? Vamos contratar uma consultoria externa?

Eu acredito que um líder não precisa ter todas as respostas. Se fosse assim, sua equipe teria um limite máximo claro, que é o conhecimento do líder. Em um mundo de informação abundante e Gen AI, isso não faz o menor sentido.

Dizer "eu não sei" é um sinal de força e autoconfiança e não de fraqueza.

Leo Andreucci

I have 20 years of startup experience, 7 of them scaling Creditas as a VP of Technology. I write about Leadership and Management from a startup/technology point of view. Subscribe to my newsletter.

Read more from Leo Andreucci

Há alguns meses participei de um painel no RH Summit sobre como atrair, engajar e reter talentos de tecnologia. O vídeo foi liberado agora e acho que tem bons insights! Deixo aqui o link para quem quiser assistir (24min) Um abraço!

Después de los procesos de Evaluación de Desempeño, es común que los líderes creen Planes de Desarrollo Individual (PDI) para sus liderados. El líder necesita dirigir en qué habilidades o comportamientos el liderado necesita desarrollarse, pero el liderado tiene que querer desarrollarse en esos puntos. El PDI es un acuerdo entre líder y liderado, pero el dueño del PDI debe ser el liderado. El segundo punto es que, en general, pensamos que un liderado debe leer un libro o hacer un curso. Esta...

Após processos de Avaliação de Desempenho, é comum líderes criarem Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) para seus liderados. O líder precisa direcionar em quais habilidades ou comportamentos o liderado precisa se desenvolver, mas o liderado precisa querer se desenvolver nesses pontos. O PDI é um combinado entre líder e liderado, mas o dono do PDI tem que ser o liderado. O segundo ponto é que em geral pensamos que um liderado deve ler um livro ou fazer um curso. Essa é apenas uma das...