|
Em janeiro de 2024, escrevi este post no LinkedIn anunciando minha decisão de seguir oficialmente como consultor independente de tecnologia. Agora, um ano depois, quero compartilhar com vocês como foi o meu 2024:
No geral, 2024 foi um ótimo ano e me sinto confiante para 2025. Agradeço a todos que acompanharam meus textos, deram feedback, me incentivaram e interagiram ao longo do ano. Foi maravilhoso contar com o apoio de vocês! Desejo a todos um Feliz Natal e um excelente 2025! Um abraço, Vagas abertas em empresas com quem estou trabalhando: PM Senior na Monuv: https://monuv.inhire.app/vagas/8a4e2bda-b025-4ebd-9bd9-0b634ba5fd4d/product-manager-senior DevOps Engineer Senior na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/5de5528fe135-devops-engineer-sr AI Engineer Senior na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/f8b87f363e2a-ai-engineer-sr Frontend Software Engineer na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/647048aa7a09-front-end-software-engineer-react-sr Backend Software Engineer na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/b54274d341af-backend-software-engineer-type-go-sr |
About me: I have been working in startups since 2004. I spent 10 years at Apontador/MapLink and was part of Creditas (fintech last valued at $4.8bi) from its early days. Initially, as an Advisor, I hired the first software engineers for Creditas. As the business developed, I joined the project full-time as VP. I scaled the technology team to 150 people and later led international expansion and new product initiatives. I left in 2022 and, after a sabbatical, started working as an independent consultant in 2023.
He visto muchas empresas con fricción entre las áreas de Producto y CS, generalmente causada por la distancia y la falta de alineación. Aunque es algo comprensible, esa fricción no debería existir, porque en el fondo ambos equipos tienen la misma misión: asegurar que el producto resuelva un problema real del cliente con una excelente experiencia. Aquí van algunas sugerencias para mejorar esa dinámica: En la Definition of Done (DoD) del equipo de desarrollo, hay algún punto que mencione la...
Tenho visto muitas empresas com atrito entre as áreas de Produto e CS, geralmente causado por distância e desalinhamento. Apesar de ligeiramente compreensível, esse atrito não deveria existir, pois, no fundo, as duas áreas têm a mesma missão: garantir que o produto resolva uma dor real do cliente com uma ótima experiência. Aqui vão algumas sugestões de como melhorar essa dinâmica: Na Definition of Done (DoD) do time de desenvolvimento, existe algum item citando comunicação com CS? Por...
Muchos equipos en Creditas utilizaban un proceso simple, pero muy eficaz, para garantizar un contacto constante con los clientes. En el calendario de todos del equipo había una reunión recurrente (45 minutos, todos los miércoles a las 11h) dedicada exclusivamente a eso. Como se trataba de un producto B2B2C, el equipo de Customer Experience (CX) se encargaba de agendar al cliente de la semana. Participaban en la conversación: La persona de CX (responsable del cliente), Las personas de UX y...