Retrospectiva 2024 da minha jornada como Fractional CTO


Em janeiro de 2024, escrevi este post no LinkedIn anunciando minha decisão de seguir oficialmente como consultor independente de tecnologia. Agora, um ano depois, quero compartilhar com vocês como foi o meu 2024:

  • Dos 8 serviços iniciais que imaginei oferecer, 3 se destacaram:
    • Mentoria de CTOs
    • Diagnóstico de Times de Produto e Tecnologia
    • CTO-as-a-Service (Transição de CTOs)
    • Além disso, uma quarta demanda emergiu: head hunting. Tive a oportunidade de ajudar empresas a encontrar as pessoas certas para posições estratégicas (confira minha lista de vagas abertas no final do texto).
  • Especializar-se em um nicho provou ser a estratégia certa:
    • Percebi que a maioria das startups early-stage enfrenta problemas muito parecidos. Gravei um vídeo explicando isso com mais detalhes aqui. Resumidamente, os principais desafios são:
      • Distância entre negócio, produto e engenharia
      • Falta de qualidade de código e monitoramento
      • Ausência de processos estruturados de desenvolvimento
      • Problemas clássicos de gestão (recrutamento, liderança, comunicação e processos)
      • Silos e segmentação excessiva de responsabilidades
  • Novidades e conquistas em 2024:
    • Comecei a dar aulas online para a IFTL e a Lidr.co (em espanhol), com cursos voltados para a formação de CTOs e Líderes de Tecnologia.
    • Lancei esta newsletter, em português e espanhol, que já conta com mais de mil assinantes.
    • Trabalhei com 24 clientes em 3 países diferentes, incluindo desde iniciativas pontuais até projetos de grande escala.
    • Conheci profissionais incríveis e tive a chance de explorar indústrias diversas.
    • Atingi minhas metas financeiras para o ano e acredito que 2025 será ainda melhor!
  • Aprendizados e reflexões:
    • Ser dono do meu tempo tem sido um privilégio, embora eu ainda esteja aprendendo a lidar com as variações, como a financeira em momentos de baixa demanda, e a de trabalho em momentos de alta.
    • Sigo me sentindo um empreendedor: estou construindo meu próprio negócio e sou responsável por tudo, do financeiro ao marketing, até a entrega dos serviços.
    • É muito motivador perceber que estou gerando valor real para as empresas com quem trabalho.
  • Balanço geral:
    • Estou conseguindo acompanhar de perto o crescimento dos meus filhos e as pessoas incríveis que eles estão se tornando
    • Não tive nenhum projeto ou cliente que tenha terminado mal 🙏.
    • Consegui conciliar minha rotina profissional com o futevôlei ⚽.

No geral, 2024 foi um ótimo ano e me sinto confiante para 2025. Agradeço a todos que acompanharam meus textos, deram feedback, me incentivaram e interagiram ao longo do ano. Foi maravilhoso contar com o apoio de vocês!

Desejo a todos um Feliz Natal e um excelente 2025!

Um abraço,
Leo


Vagas abertas em empresas com quem estou trabalhando:

PM Senior na Monuv: https://monuv.inhire.app/vagas/8a4e2bda-b025-4ebd-9bd9-0b634ba5fd4d/product-manager-senior​

DevOps Engineer Senior na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/5de5528fe135-devops-engineer-sr​

AI Engineer Senior na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/f8b87f363e2a-ai-engineer-sr​

Frontend Software Engineer na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/647048aa7a09-front-end-software-engineer-react-sr​

Backend Software Engineer na BrandLovrs: https://brandlovrs.breezy.hr/p/b54274d341af-backend-software-engineer-type-go-sr

Leo Andreucci - CTO Mentor

About me: I have been working in startups since 2004. I spent 10 years at Apontador/MapLink and was part of Creditas (fintech last valued at $4.8bi) from its early days. Initially, as an Advisor, I hired the first software engineers for Creditas. As the business developed, I joined the project full-time as VP. I scaled the technology team to 150 people and later led international expansion and new product initiatives. I left in 2022 and, after a sabbatical, started working as an independent consultant in 2023.

Read more from Leo Andreucci - CTO Mentor

He visto muchas empresas con fricción entre las áreas de Producto y CS, generalmente causada por la distancia y la falta de alineación. Aunque es algo comprensible, esa fricción no debería existir, porque en el fondo ambos equipos tienen la misma misión: asegurar que el producto resuelva un problema real del cliente con una excelente experiencia. Aquí van algunas sugerencias para mejorar esa dinámica: En la Definition of Done (DoD) del equipo de desarrollo, hay algún punto que mencione la...

Tenho visto muitas empresas com atrito entre as áreas de Produto e CS, geralmente causado por distância e desalinhamento. Apesar de ligeiramente compreensível, esse atrito não deveria existir, pois, no fundo, as duas áreas têm a mesma missão: garantir que o produto resolva uma dor real do cliente com uma ótima experiência. Aqui vão algumas sugestões de como melhorar essa dinâmica: Na Definition of Done (DoD) do time de desenvolvimento, existe algum item citando comunicação com CS? Por...

Muchos equipos en Creditas utilizaban un proceso simple, pero muy eficaz, para garantizar un contacto constante con los clientes. En el calendario de todos del equipo había una reunión recurrente (45 minutos, todos los miércoles a las 11h) dedicada exclusivamente a eso. Como se trataba de un producto B2B2C, el equipo de Customer Experience (CX) se encargaba de agendar al cliente de la semana. Participaban en la conversación: La persona de CX (responsable del cliente), Las personas de UX y...