O que te impede de resolver esse problema?


É comum ver situações em que membros da equipe se sentem insatisfeitos com algo e acabam direcionando toda a sua frustração para a liderança. Mas acredito que construir uma empresa de sucesso é uma responsabilidade compartilhada, que não cabe só aos líderes ou ao C-Level, mas a todos os colaboradores, que podem contribuir com pequenas melhorias no dia a dia.

Quando alguém está insatisfeito, essa pessoa é muitas vezes a mais indicada para resolver o problema, já que se importa mais com ele do que os demais. E é aqui que entra uma pergunta essencial que a liderança deve fazer ao ouvir essa frustração: “O que te impede de resolver esse problema?”

Frequentemente, o que falta à pessoa é apenas um empurrão: ela pode achar que não tem permissão, que o problema não é da sua responsabilidade ou talvez nem tenha pensado em uma solução. Em alguns casos, a pessoa precisa de apoio para chegar a uma solução, e aqui o papel da liderança é fundamental. Em outros, ela já tem um plano em mente e só precisa de um incentivo para colocá-lo em prática. Claro, há casos em que realmente não há nada que a pessoa possa fazer, mas, na minha experiência, esses são menos comuns.

Sempre encoragei minha equipe a resolverem os problemas que os incomodam. Isso não apenas gera melhorias para a empresa, mas também aumenta o engajamento do colaborador. Todas as empresas têm problemas, mas em uma onde as pessoas se sentem empoderadas a resolver o que as incomoda, elas têm mais orgulho de estar ali, atraem melhores talentos e com certeza vão gerar melhores resultados.

Leo Andreucci - CTO Mentor

About me: I have been working in startups since 2004. I spent 10 years at Apontador/MapLink and was part of Creditas (fintech last valued at $4.8bi) from its early days. Initially, as an Advisor, I hired the first software engineers for Creditas. As the business developed, I joined the project full-time as VP. I scaled the technology team to 150 people and later led international expansion and new product initiatives. I left in 2022 and, after a sabbatical, started working as an independent consultant in 2023.

Read more from Leo Andreucci - CTO Mentor

En los últimos meses, el mayor gap que he visto en las empresas no está en ingeniería, diseño o datos, sino en Product Management. Product Management es la disciplina que asegura que la empresa esté construyendo el producto correcto; no solo entregando funcionalidades, sino resolviendo problemas reales de los clientes y generando resultados de negocio. Es el rol que conecta estrategia, tecnología y cliente, ayudando al equipo a decidir qué construir y por qué, antes de pensar en cómo...

Nos últimos meses, o maior gap que tenho visto nas empresas não está em engenharia, design ou dados, está em Product Management. Product Management é a disciplina que garante que a empresa está construindo o produto certo; não apenas entregando funcionalidades, mas resolvendo problemas reais de clientes e gerando resultado de negócio. É o papel que conecta estratégia, tecnologia e cliente, ajudando o time a decidir o que construir e por quê, antes de pensar em como construir. Mas o que vejo...

Olá! Faz tempo que não escrevo por aqui. Agradeço pelo incentivo das pessoas que me falaram que estão sentindo falta da newsletter e até de quem perguntou se estava tudo bem comigo, já que eu tinha parado de mandar textos frequentes. Sim, está tudo bem por aqui, obrigado! Ainda estou definindo a frequência dos emails, mas espero não deixar um hiato tão grande quanto este último. Queria compartilhar com você um podcast recente onde falei sobre carreira, liderança e as transições que vivi ao...