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Leo Andreucci

I have 20 years of startup experience, 7 of them scaling Creditas as a VP of Technology. I write about Leadership and Management from a startup/technology point of view. Subscribe to my newsletter.

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Agradável e Exigente

Vejo muitos líderes vivendo o dilema de serem muito bonzinhos ou muito duros. Como quase tudo na vida, é importante encontrar um equilíbrio e evitar os extremos. Você não precisa ser aquele líder que todos odeiam, nem precisa ser amado por todos o tempo todo. Busque sempre ser Agradável e Exigente. Um abraço, Leo

Há alguns meses participei de um painel no RH Summit sobre como atrair, engajar e reter talentos de tecnologia. O vídeo foi liberado agora e acho que tem bons insights! Deixo aqui o link para quem quiser assistir (24min) Um abraço!

Después de los procesos de Evaluación de Desempeño, es común que los líderes creen Planes de Desarrollo Individual (PDI) para sus liderados. El líder necesita dirigir en qué habilidades o comportamientos el liderado necesita desarrollarse, pero el liderado tiene que querer desarrollarse en esos puntos. El PDI es un acuerdo entre líder y liderado, pero el dueño del PDI debe ser el liderado. El segundo punto es que, en general, pensamos que un liderado debe leer un libro o hacer un curso. Esta...

Após processos de Avaliação de Desempenho, é comum líderes criarem Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) para seus liderados. O líder precisa direcionar em quais habilidades ou comportamentos o liderado precisa se desenvolver, mas o liderado precisa querer se desenvolver nesses pontos. O PDI é um combinado entre líder e liderado, mas o dono do PDI tem que ser o liderado. O segundo ponto é que em geral pensamos que um liderado deve ler um livro ou fazer um curso. Essa é apenas uma das...

Después de una pausa Olímpica, ¡estoy retomando los emails! ¿Te imaginas a un atleta llegar al final de una carrera y no saber si ganó la medalla de oro? ¿O no saber si el tiempo que hizo lo califica para la final? Cuando hacías un examen en la escuela o en la universidad, ¿no esperabas con ansias saber qué nota obtuviste? En el fondo, las personas quieren recibir feedback para saber si el esfuerzo y la dedicación valieron la pena y si se alcanzó el objetivo. Entonces, ¿por qué la mayoría de...

Após uma pausa Olímpica, estou retomando os emails! Imagine um atleta chegar ao fim de uma corrida e não saber se ganhou a medalha de ouro? Ou não saber se o tempo feito o qualifica para a final? Quando você fazia uma prova na escola ou na faculdade, não ficava com uma grande expectativa pra saber qual tinha sido a sua nota? No fundo as pessoas querem um feedback pra saber se o esforço e dedicação valeram a pena e se o objetivo foi alcançado. Agora por que a maioria dos times de...

Recibí 2 comentarios relevantes sobre el post de ayer que merecen una continuación. Eduardo añadió un excelente consejo práctico: Un consejo que siempre me ha ayudado mucho fue pedirle al interlocutor que me explique de vuelta lo que entendió y cuál es la acción esperada. Cualquier desvío de lo que se comunicó puede corregirse de inmediato. Eli comentó: Añadiría un paso entre el "entendió" y el "tomó acción", que es el "estuvo de acuerdo" o al menos aceptó. Y si el oyente no estuvo de...

Recebi 2 comentários relevantes sobre o post de ontem que valem uma continuação. O Eduardo adicionou uma ótima dica prática: Uma dica que sempre me ajudou muito foi pedir para o interlocutor me explicar de volta o que entendeu e qual a ação esperada. Qualquer desvio do que foi comunicado já pode ser corrigido de imediato. A Eli comentou: Adicionaria um passo entre o "entendeu" e "tomou ação", que é o "concordou", ou pelo menos aceitou. E se o ouvinte não concordou, é também trabalho do líder...

Cuando comunicas algo, ya sea verbalmente o por escrito, tu comunicación solo es efectiva si tu interlocutor toma la acción deseada a partir de lo que comunicaste. Si el interlocutor no entendió la información o la urgencia de un pedido, te comunicaste mal. Si enviaste un email o un audio largo a una persona que no trabaja bien con ese formato, te comunicaste mal. Si utilizaste términos muy técnicos para una persona no técnica y ella no entendió tu mensaje, te comunicaste mal. No sirve de...

Quando você comunica algo, seja verbalmente ou por escrito, sua comunicação só é efetiva se seu interlocutor tomou a ação desejada a partir do que você comunicou. Se o interlocutor não entendeu a informação ou a urgência de um pedido, você se comunicou mal. Se você mandou um email ou um áudio gigante pra uma pessoa que não trabalha bem com esse formato, você se comunicou mal. Se você utilizou termos muito técnicos pra uma pessoa não técnica e ela não entendeu sua mensagem, você se comunicou...

He mencionado anteriormente que las dos grandes responsabilidades de un líder son Resultados y Retención. Cuando se trata de Resultados, el trabajo de un líder puede resumirse en garantizar que su equipo: tenga objetivos claros, alineados con los de la empresa tenga las habilidades necesarias para alcanzar esos objetivos trabaje de manera organizada en dirección a esos objetivos